O Verdadeiro dia do Senhor

Por Marcos B. Dantas

Sábado x Domingo – fim

Principais pontos dessa mudança

Escolha do Domingo

Ressurreição de Jesus Cristo: Para os cristãos, o domingo é significativo porque, segundo o Novo Testamento, Jesus Cristo ressuscitou dos mortos no primeiro dia da semana, que corresponde ao domingo.

Influência Romana
Dia do Sol: O domingo era conhecido no Império Romano como “Dies Solis” (Dia do Sol), em homenagem ao Sol Invictus, o deus sol invencível. O culto ao Sol Invictus foi particularmente promovido pelos imperadores Aureliano (270-275 d.C.) e, posteriormente, por Constantino, antes de sua conversão ao cristianismo.

Sincretismo Religioso: Constantino, ao reconhecer o domingo como dia de descanso e culto, pode ter buscado um sincretismo religioso (é um fenômeno que ocorre quando elementos de diferentes tradições religiosas são combinados em uma única prática ou crença.). Ao associar o culto cristão ao “Dies Solis”, ele facilitou a transição religiosa e cultural para o cristianismo, mantendo uma continuidade com práticas romanas existentes.

Decreto de Constantino
Em 321 d.C., Constantino emitiu um decreto estabelecendo o domingo como um dia de descanso.
Vejamos:

Decreto de 321 d.C.: “No venerável dia do Sol, que os magistrados e as pessoas residentes nas cidades descansem, e que todos os ateliês sejam fechados. No campo, entretanto, as pessoas engajadas na agricultura podem livremente e legalmente continuar com suas tarefas.”

Em 321 d.C., o imperador romano Constantino emitiu um decreto conhecido como “Édito de Constantino” ou “Édito de Constantino sobre o Dia do Sol”. Este é um dos documentos importantes que abordam a questão do domingo como um dia de descanso civil.

O Édito de Constantino declarou que o dia do Sol (Dies Solis), que era o dia de adoração ao deus Sol na cultura romana, seria um dia de descanso legal em todo o Império Romano. Aqui está uma tradução aproximada do texto do Édito: “Constantino, Augusto, para os bispos e o povo: Desejamos que o Dia do Sol seja venerado e respeitado pelo sábado; que seja considerado um dia de descanso legal; e que as pessoas sejam livres para prestar culto nesse dia, desde que não interfira com os deveres rurais. Dado no dia 7 de março, Crisópolis, na oitava consulado de Constantino e segundo de Licínio.”

Contextualizando

Este é um marco significativo na história religiosa e cultural, pois marca uma mudança na prática religiosa oficial do Império Romano e que teve uma contribuição forte e crescente na observância do domingo como dia de descanso e adoração entre os cristãos. No entanto, é importante notar que este é um decreto civil, e não um decreto eclesiástico ou religioso, e não impôs a observância do domingo como um dia de culto cristão.

A escolha do domingo como dia de culto oficial para os cristãos após o Édito de Milão foi influenciada por várias razões:

Teológica: A ressurreição de Jesus Cristo no domingo.

Política e cultural: A tentativa de Constantino de unificar o império sob uma nova fé, utilizando elementos do culto ao Sol Invictus para facilitar a transição.
Essa decisão de Constantino teve um impacto duradouro, estabelecendo o domingo como o principal dia de culto e descanso para os cristãos, uma prática que continua até hoje.

Conclusão

Diante dos fatos, expostos acima, podemos perceber que, nem no Velho Testamento e nem no Novo Testamento, encontramos nenhuma citação do primeiro dia da semana, como novo dia do Senhor.

Historicamente falando, estudamos, não de forma exaustiva, mas pertinente, que a única razão para a prática do culto ao Senhor serem realizados aos domingos, pela maioria dos cristãos e pela Igreja Católica, está ligado a um decreto, no período romano, que culminou como uma tradição entre os cristãos da época, mas que não foi acompanhado por aqueles, que sempre enxergaram os dez mandamentos do Senhor como regra área do cristão. Portanto, a mudança do sábado para o domingo como dia de culto predominante na tradição cristã é um fenômeno complexo que envolve uma combinação de fatores históricos, teológicos e culturais, sem um respaldo bíblico direto e explícito.

Bem, chegamos ao fim deste estudo sobre o verdadeiro dia do Senhor. Com certeza, poderia ficar escrevendo muito mais do que foi escrito, mas acredito que, o que vimos aqui juntos, seja o suficiente para entendermos que o verdadeiro dia do Senhor é o sábado, como rege os 10 mandamentos.

Um grande abraço e espero que o Espírito Santo de Deus, tenha dirigido o vosso estudo.

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