*A MARCA DA BESTA*

📖 “A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa.” (Apocalipse 13:16)

🧩 Interpretações ao longo do tempo
Já vi muitas interpretações sobre a marca da besta, desde chip debaixo da pele a código de barras e QR Codes. A mais inusitada foi a que usou o desenho de um energético famoso para ver ali o 666 que tanto assusta a humanidade.
O problema com essas sugestões é que elas são anacrônicas, ou seja, estão em desacordo com o contexto histórico da época em que foram escritas. Além disso, elas transformam o texto bíblico em algo muito subjetivo, como um teste de Rorschach, em que o psicólogo mostra uma imagem sem sentido – como uma mancha de tinta em um papel – e a pessoa vê qualquer coisa, desde um pássaro voando até sua mãe lhe reprimindo quando criança.

📜 Bíblia interpretando a própria Bíblia
A meu ver, uma forma segura de encontrar objetividade na Bíblia é deixando que o texto e seu contexto falem por si, não impondo minha opinião sobre ele. No caso da marca da besta, as Escrituras afirmam que ela seria colocada na testa e na mão direita.
Ora, já vimos, em um texto anterior, que em todo o Apocalipse o diabo procura fazer uma paródia de Deus, imitando as ações do Altíssimo com o fim de enganar as pessoas. Assim também ocorre no contexto da besta.

⚖️ Adoração, lei e fidelidade
A visão gravita em torno da adoração verdadeira e da lei de Deus. São esses os temas principais que costuram todo o enredo.
O texto de Apocalipse 11:19 apresenta uma visão da arca da aliança no Céu, contendo os Dez Mandamentos.

Na sequência, Apocalipse 12:17 afirma que o dragão luta contra “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” — expressão repetida em Apocalipse 14:12.

Em seguida, vemos a marca colocada na testa e na mão direita. O que isso relembra?

🪢 O sinal de Deus no Antigo Testamento
Em Deuteronômio 6:8, Deus ordenou aos israelitas que amarrassem na testa e na mão um resumo da lei, e esse seria o seu “sinal” ou “marca”.

Percebeu a semelhança?
Assim será o objetivo do anticristo: criar uma versão falsificada da lei de Deus de modo que, novamente, o Senhor precisará marcar, também na testa, os que forem fiéis (cf. Apocalipse 7:3–4).

Não temos todos os detalhes de como isso se dará, mas as diretrizes da fidelidade estão bem apresentadas. Se isso acontecer hoje, que sejamos fiéis a Deus.

💬 Reflexão Final
1️⃣ Tenho buscado compreender as profecias bíblicas respeitando o contexto das Escrituras ou apenas repetindo interpretações populares?


2️⃣ Minha fidelidade a Deus está refletida em minhas escolhas, valores e forma de adoração?


3️⃣ Se hoje fosse exigido um posicionamento claro entre a lei de Deus e sistemas humanos, de que lado eu estaria?


🔗 Leitura recomendadaArqueologia e Profecia; A marca da Besta ou o selo de Deus;

1. O que a Bíblia realmente ensina sobre a marca da besta em Apocalipse 13?

A Bíblia ensina que a marca da besta está relacionada à adoração, lealdade e obediência, sendo colocada simbolicamente na testa ou na mão direita, conforme Apocalipse 13:16.

2. A marca da besta é um chip, código de barras ou tecnologia moderna?

O texto bíblico não menciona chips, códigos de barras ou tecnologias modernas. Essas interpretações são anacrônicas e não consideram o contexto histórico e profético das Escrituras.

3. Qual a relação entre a marca da besta e a lei de Deus?

A marca da besta surge como uma contraposição à lei de Deus, especialmente aos mandamentos, em contraste com os fiéis que guardam os mandamentos e o testemunho de Jesus.

4. Por que a marca da besta aparece na testa e na mão direita?

Essa linguagem remete a Deuteronômio 6:8, onde a lei de Deus deveria estar simbolicamente na mente (testa) e nas ações (mão), indicando pensamento e prática.

5. Qual a diferença entre o selo de Deus e a marca da besta no Apocalipse?

O selo de Deus identifica os fiéis a Ele, enquanto a marca da besta identifica os que aceitam um sistema de adoração contrário à vontade divina, conforme Apocalipse 7 e 14.

Se gostou, compartilhe isto:
Rolar para cima