ANSIEDADE OU PRECAUÇÃO

✨”Senhor, queremos ver Jesus.” (João 12:21)

🧭 Um pedido incomum de buscadores sinceros
Certo dia, um grupo de gregos que havia subido a Jerusalém para participar da festa da Páscoa pediu a um dos 12 apóstolos para ver Jesus. A Bíblia diz:
“Estes se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe pediram: ‘Senhor, queremos ver Jesus.’ Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus” (João 12:21, 22).

🧐 Quem eram esses gregos?
Pelo contexto, tudo indica que esses homens eram estudiosos não judeus, talvez filósofos, interessados em conhecer mais sobre o judaísmo. Por isso, foram a Jerusalém durante a festa religiosa. É possível que tenham ouvido falar de Jesus e, assim como os magos que saíram do Oriente para ver o Menino, eles também foram para conhecer o Cristo.

🌍 Uma ponte entre culturas
O fato de terem ido até Filipe poderia ser incidental, ou talvez fosse porque ele provavelmente soubesse falar grego e poderia traduzir a conversa. O nome “Filipe” é de origem grega, o que sugere que ele poderia ter alguma familiaridade com a cultura grega. Em apoio a essa ideia, está o fato de ele ter se dirigido a André, outro discípulo com um nome grego, para ambos levarem o pedido dos estrangeiros até Jesus.

💔 Um alívio em meio à angústia
O interesse daqueles homens foi um bálsamo para Jesus, que já sentia as angústias da aproximação de Sua morte. Em quatro dias, Ele seria crucificado, de modo que o encontro com aqueles gregos era um prenúncio de que Seu sacrifício converteria muitos não judeus.

🌾 Uma mensagem com significado universal
O texto omite o diálogo com os homens. Aparentemente, a analogia do grão que morre para dar fruto foi dita aos discípulos. De qualquer modo, existe algo simbólico aqui, como escreveu Mário Veloso:
“Se os gregos representam o mundo não judeu, o método de aproximar-se de Cristo, através dos apóstolos, pode significar que o evangelho chegará a todo o mundo através dos discípulos do Senhor. Cristo não irá pessoalmente a todas as nações da Terra, mas Seus discípulos irão. E conduzirão esses povos a Cristo.”
(Comentário do Evangelho de João, p. 259)

🏠 Uma pergunta que ecoa hoje
Diante disso, surge a pergunta: Que tipo de igreja os “de fora” encontrarão quando nos procurarem pedindo para ver Jesus?
Imagine alguém chegando em sua casa e perguntando: “É aqui que mora Jesus?”
Como responderíamos?
Tendo o privilégio de ser Seus representantes, o que o mundo pensa de Cristo pelo modo como vivemos e falamos Dele?

🤔 Reflexão Final
1️⃣ Se alguém me observasse por um dia, conseguiria ver Jesus refletido em minhas atitudes?
2️⃣ O que posso fazer hoje para representar melhor a presença de Cristo em minha casa, trabalho ou igreja?
3️⃣ Tenho sido um discípulo que leva os outros a Jesus, como Filipe e André fizeram?

Se gostou, compartilhe isto:
Rolar para cima