*MUNDO ESTRANHO*

📖 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno.” (1 João 5:19)

🤔 A Bíblia e a visão ocidental
Muitos que vivem no Ocidente acham a Bíblia esquisita. Mesmo entre os cristãos, há aqueles que se sentem desconfortáveis com as histórias bíblicas: Deus querendo matar Moisés por não ter circuncidado seu filho; Davi cortando o prepúcio de 200 homens para provar seu amor por uma mulher; uma jumenta que adverte um profeta… Como alguém racional pode acreditar em um livro assim?
Devemos lembrar que nossa forma ocidental de raciocínio foi herdada do mundo grego e não da cultura hebraica que moldou as Escrituras. Pensamos de modo abstrato e, por isso, consideramos o argumento lógico mais convincente do que os ensinamentos de Jesus.

🧠 O impacto do Iluminismo
Como “filhos” do Iluminismo, ficamos convencidos de que a razão humana é a medida de todas as coisas. A ciência é a prova final, e o que não se enquadra nela é considerado superstição.
É interessante observar que, quando pesquisas psicológicas feitas na Europa e nos Estados Unidos questionam entrevistados ocidentais, elas reforçam os pressupostos de seus promotores. Porém, quando esses mesmos questionários são aplicados a grupos distantes, como os beduínos do Oriente, esse tipo de pergunta não faz sentido algum.

🌵 A visão oriental
“Você acha justo Deus não livrar João Batista da morte?” – pergunta um inglês a um monge do deserto.
“E por que Ele deveria?” – rebate o oriental.
Percebe? Esses mesmos traços culturais tendem a nos distanciar do mundo que moldou a Bíblia.

🏙️ O mundo moderno e a Palavra
Estamos demasiadamente industrializados, adquirimos mais do que precisamos, comemos mais do que deveríamos e nos informamos mais do que aprendemos. Isso sem contar que o ritmo de nossa vida foi totalmente transformado pela chegada da modernidade.
Não nos sustentamos da terra, passamos o dia longe de casa, vemos os filhos crescerem à distância e dialogamos com eles apenas por aparelhos remotos.
Nesse contexto, parábolas sobre pescadores e agricultores não causam grande impacto. É preciso um megashow ou um filme de milhões para agitar nossos sentidos.
Será que a Bíblia é realmente confusa ou foi nosso mundo que se tornou estranho demais para entender o que ela diz?

🙏 Reflexão
1️⃣ Como minha forma de pensar, moldada pela cultura ocidental, influencia a maneira como leio a Bíblia?
2️⃣ De que forma posso me aproximar mais da visão bíblica original, deixando de lado preconceitos culturais?
3️⃣ O que preciso mudar em meu estilo de vida para estar mais sensível à voz de Deus em Sua Palavra?


🔗 Leitura recomendada: Pesquise no site e se alimente de outros temas fascinantes.
O prumo de Deus
Enganos mentais

1. A Bíblia é realmente confusa ou o mundo moderno é que mudou?

Muitos acham a Bíblia confusa, mas na verdade foi o mundo moderno que se distanciou da linguagem simples das Escrituras. Parábolas de pescadores e agricultores não têm o mesmo impacto hoje.

2. O que significa “o mundo inteiro jaz no maligno” em 1 João 5:19?

O texto de 1 João 5:19 ensina que a humanidade, afastada de Deus, está sob influência do mal, mas os que pertencem a Cristo são preservados.

3. Como a cultura ocidental influencia nossa forma de interpretar a Bíblia?

A visão ocidental, moldada pela filosofia grega e pelo Iluminismo, valoriza mais a lógica e a razão, enquanto a Bíblia foi escrita em uma cultura hebraica, mais prática e concreta.

4. Por que algumas histórias bíblicas parecem estranhas para o leitor moderno?

Histórias como a de Moisés, Davi ou a jumenta de Balaão parecem estranhas porque foram narradas em um contexto cultural muito diferente do nosso, o que pode causar estranhamento.

5. Como aplicar as parábolas bíblicas no estilo de vida moderno?

Mesmo vivendo em um mundo urbano e digital, as parábolas ainda ensinam verdades espirituais eternas. O desafio é contextualizar os princípios para a vida moderna sem perder sua essência.

Se gostou, compartilhe isto:
Rolar para cima