*ORAÇÕES E RESPOSTAS*
📖 “Tudo o que vocês pedirem em Meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14:13)
🙇♂️ Alinhados com a vontade divina
No Getsêmani, Ele não orou de outra forma senão suplicando que, apesar de Seu próprio desejo, fosse feita a vontade de Deus. Assim, os fiéis de Cristo entenderiam que a expressão “em Meu nome” dá direcionamento ao pedido.
Da mesma forma que um sujeito sensato não abusa da oferta de um amigo que diz “qualquer coisa, me ligue”, o cristão consciente não pede em nome de Jesus algo egoísta ou que contraria a vontade de Deus.
⏳ O tempo de Deus é perfeito
É claro que orar por um doente está de acordo com a vontade de Deus, que deseja que todos vivam. No entanto, o desígnio divino não é ansioso como o desejo humano. Deus sabe esperar pelo momento certo de agir.
No caso de Jesus, Ele não agiu conforme Seu próprio desejo, mas disse: “Não seja como Eu quero, e sim como Tu queres” (Mateus 26:39). Sua resposta, portanto, não veio na sexta-feira, mas no domingo da ressurreição.
🤝 Respeito ao nome que representamos
Pedir algo em nome de uma pessoa só faz sentido quando procuramos honrar sua autoridade. Caso contrário, estaríamos sendo levianos, semelhantes a um delinquente rico que infringe regras e usa o nome de seu pai só para evitar uma punição. Não há justiça nisso.
⚠️ Quando o “não” é necessário
E, às vezes, é bom que não sejamos atendidos em nossas preces. Afinal, Tiago 4:3 já alertava para os que “pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres”. E não se engane, muitas vezes temos a mesma atitude.
🌱 Pedidos que não resolvem
Também pode acontecer de, por ignorância, pedirmos algo que não resolverá nosso problema. Quando Adão se sentiu só, ele não sabia nada sobre a mulher. Poderia pedir qualquer coisa, mas esperou no Senhor e até dormiu! A resposta veio em seguida: “O Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele” (Gênesis 2:22).
🙏 Fé e confiança que permanecem
Pedir com fé é crer que Deus pode nos atender, mas pedir com confiança é continuar crendo Nele, mesmo que não nos atenda.
🪞 Reflexão
1️⃣ O que significa para você orar “em nome de Jesus”?
2️⃣ Você já experimentou uma resposta tardia, mas perfeita de Deus?
3️⃣ Como você avalia seus motivos ao orar?