*SINAIS DESATUALIZADOS?*

📖 “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas.” (Lucas 21:25)

⚠️ Sinais antigos, promessa atual
Por muito tempo, o terremoto de Lisboa de 1755, o dia escuro de 1780 e a queda de meteoros de 1833 têm sido citados como sinais da volta de Jesus. Mas esses fatos ocorreram há séculos. Como podemos, com base neles, cantar músicas comoBreve Jesus Voltará?

🏰 Um exemplo do passado
Isaías 7 e 8 nos ajudam a entender essa questão. O contexto é a crise política de 734 a.C., quando Acaz, rei de Judá, deposita sua confiança não em Deus, mas na Assíria. O profeta Isaías, então, adverte o rei e sugere que ele peça um sinal a Deus, uma proposta que o rei recusa.

👶 Um sinal para o agora e para o futuro
O sinal é dado por Deus mesmo assim. Uma criança chamada Emanuel, nascida de uma jovem prestes a se casar, estava destinada a ser sua salvação. O contexto sugere que essa jovem seria a noiva de Acaz, e a criança, o futuro rei Ezequias. O sinal tinha tudo a ver com um evento iminente.

Um sinal adiado
Entretanto, Isaías 8:8 descreve o futuro ataque da Assíria e Emanuel não intervindo, o que indica que, devido à infidelidade do povo, Deus não pôde cumprir completamente o sinal que havia dado. O mesmo sinal foi adiado por mais de 700 anos, quando Maria concebeu Jesus.

🔁 Cumprimentos parciais e repetidos
Como podemos ver, um sinal profético aponta para uma situação iminente, mas também permite um cumprimento distante. Talvez o Messias pudesse ter nascido nos dias de Acaz. Embora Deus saiba desde a eternidade quando as profecias serão cumpridas, também enfatiza que o tempo de espera pode ser menor se o povo permanecer fiel.

🕰️ Atrasos espirituais
Houve várias ocasiões em que Deus adiou resultados prometidos (cf. 1Rs 21:20-29). A travessia do Sinai, que seria de poucos dias, se estendeu por 40 anos. Quanto à segunda vinda de Jesus, as profecias dizem mais sobre o que acontecerá do que quando ocorrerá. No entanto, elas também indicam que pode haver um aparente “atraso” devido à infidelidade do povo e à inconclusão da pregação do evangelho.

🌌 E os sinais celestiais?
Os eventos astronômicos do Sol, da Lua e das estrelas podem seguir um cronograma profético, mas o que eles anunciam, a volta de Jesus, pode ser adiado. Por isso 2 Pedro 3:12 nos conclama a esperar e “apressar” a vinda do Dia de Deus. Mais do que crer, devemos ansiar pelo retorno de Cristo.

💬 Reflexão
1️⃣ Que sinais você percebe ao seusinais da volta de Jesus redor hoje apontando para a breve volta de Jesus?
2️⃣ Será que em algum momento você tem contribuído, mesmo sem perceber, para o “atraso” espiritual da volta de Cristo?
3️⃣ O que significa, na prática, “apressar o Dia de Deus” em sua vida pessoal e na missão da igreja?

Se gostou, compartilhe isto:
Rolar para cima