Entendendo a Morte
Você já se perguntou, porque realmente existe a morte? Já procurou achar respostas, mas não encontrou? Será que existe esperança além da escuridão do túmulo?
Nesta seção, mergulharemos nas profundezas da palavra de Deus para descobrir como a Bíblia aborda a morte e qual é o significado que encontramos na visão cristã. Ao explorar versículos chave, crenças e promessas divinas, você será desafiado a refletir, questionar e talvez encontrar respostas estimulantes para sua compreensão da vida e da morte.
Algumas afirmações
A morte é um tema complexo que tem sido explorado sob várias perspectivas ao longo da história. Filosoficamente, pode ser vista como o fim da vida ou uma transição para outro estado de existência. Religiões oferecem diferentes interpretações sobre o que acontece após a morte, muitas vezes relacionadas à ideia de uma alma ou espírito que continua após a morte física[1].
Cientificamente, a morte é definida como a cessação irreversível das funções vitais, especialmente as funções cerebrais. Historicamente, a morte era determinada pela parada respiratória ou cardíaca, mas com os avanços médicos, a morte cerebral tornou-se o critério principal[2].
É um fenômeno universal e inevitável que afeta todos os seres vivos e, embora seja uma certeza, ainda é cercada por muitos mistérios e questões não respondidas[3].
O olhar da Bíblia sobre a Morte
Mas o que a Bíblia fala sobre o assunto? Como a Bíblia interpreta e vê a morte? Será que existe vida após a morte? Existe alguma esperança para os que morrem? Então vamos estudar.
O estudo bíblico sobre a morte nos permite compreender a perspectiva da Bíblia em relação a esse tema crucial. Abordaremos versículos chave e passagens que revelam como a Bíblia aborda a morte, e as promessas divinas para quem crê em Deus.
Existem muitas teorias, que procuram definir sobre a morte, o que acontece após a morte e por aí vai. Até mesmo entre o meio evangélico há interpretações equivocadas sobre o assunto.
Não irei discutir se estão certos ou errados, mas o único objetivo é mostrar, como a Bíblia trata esse assunto, como Deus revelou em Sua palavra, e quais orientações deixou.
Existe Esperança?
Encontramos em 1 Tessalonicenses 4:13-14 um exemplo dos ensinamentos bíblicos sobre a morte e a vida após a morte:
“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes quanto aos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.“
Essa passagem nos revela a esperança que temos como cristãos diante da morte. A vida após a morte, em relação à aqueles que depositaram suas vidas nas mão do Senhor, não é vista como um fim trágico, mas como um novo começo em comunhão com Deus. Através do estudo bíblico, compreendemos que a morte, pode não ser o fim de tudo, mas sim uma transição para uma realidade eterna.
Como a Bíblia vê a vida
Antes de entrar no assunto, propriamente dito, se faz necessário entender, o que é vida.
Segunda a Bíblia, o que está escrito no livro de Gênesis 2:7?
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida; e o homem tornou-se alma vivente”
Portanto, vê se o seguinte:
“PÓ DA TERRA + FOLÊGO DE VIDA = ALMA VIVENTE”
A palavra traduzida por fôlego ou espírito, em hebraico é “ruach”, e no grego “pneuma”. Esses termos, podem assumir os seguintes significados: “vento”, “sopro”, “fôlego”, “temperamento”, “coragem” ou “respiração”.
Uma curiosidade: esse mesmo espírito é o mesmo que dá vida aos animais, como mostra os seguintes versículos:
Gênesis 7:15 – “De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca”
Gênesis 7:22 – “Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.”
Leia também: Eclesiastes 3:19; Gênesis 1:30; Gênesis 6:17, dentre outros.
Contextualização
Se vida é barro + fôlego de vida, o que acontece então na morte! A Bíblia diz que é um processo inverso, da vida. Veja o que Eclesiastes 12:7 diz: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volta a Deus, que o deu.”
Portanto, segundo a Bíblia, quando da ocasião da morte, o homem volta ao pó e o fôlego de vida (espírito) volta a Deus, que concedeu. Segue o que está escrito em Gênesis 3:19: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que torne à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” Em Eclesiastes 3:20, está escrito: “Todos vão para o mesmo lugar (aqui dizendo tanto o homem quanto o animal – ler o versículo anterior, 19); todos procedem do pó e ao pó tornarão.”
Fato
Quando Deus criou o mundo, a morte não existia. A morte não fazia parte do plano original de Deus. A morte é uma coisa estranha para o ser humano, porque o mesmo não nasceu para morrer, pois como está escrito em João 10:10, vê-se: “…; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”, mas devido ao pecado, que entrou nesse mundo, sofremos com a presença da morte, como está escrito em Romanos 6:23, que diz: “… porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
A Esperança Cristã diante da Morte
Com base nas escrituras sagradas, a esperança cristã se fundamenta na promessa de Deus de que a morte não é o fim, mas sim uma transição para uma vida eterna ao lado Dele. Essa esperança se baseia na crença de que Jesus Cristo venceu a morte através da sua ressurreição, abrindo o caminho para a salvação e a vida eterna para todos que creem.
Os versículos abaixo, são apenas alguns exemplos do vasto ensinamento bíblico sobre a morte e a vida após a morte. Através do estudo da Palavra de Deus, somos encorajados a nutrir uma esperança inabalável e a confiar na fidelidade de Deus em cumprir suas promessas.
Versículo | Passagem |
---|---|
João 11:25-26 | “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.” |
Romanos 6:23 | “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” |
1 Coríntios 15:54-55 | “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” |
Finalização
Enfim, Deus vê a morte como um sono. Podemos confirmar isso, quando da ocasião da morte de Lázaro, onde Jesus disse: João 11:11 – “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.”
A morte é uma coisa terrível, mas temos esperança em Cristo Jesus, que tornou a morte em motivo de esperança, para aquele que crê, como escrito em João 11: 25 e 26.
Com base na Palavra de Deus, podemos concluir que compreender a morte à luz da visão cristã é de suma importância para nossa jornada espiritual e emocional.
Em relação a imortalidade da alma; encarnação; comunicação com os mortos…, bom, isso ficará para um novo encontro.
Até breve.
Se deseja fazer alguma pergunta, clique aqui.
[1] O que é a morte? Perspectivas filosófica, religiosa e científica (r7.com)
[2] O que sentimos na hora da morte, segundo a ciência | CNN Brasil
[3] O que é a morte? Perspectivas filosófica, religiosa e científica (r7.com)