A BÍBLIA

estudo

A Bíblia é um livro diferente.

Na verdade, trata-se de uma pequena biblioteca que no grego Βίβλος, significa literalmente, “livrinhos.” É composta por 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.

A Bíblia conta com 1.189 capítulos e possui 31.105 versículos. Foram escritos por cerca de 40 autores, entre eles pescadores, médico, pastor de ovelhas, doutor da lei, filho de sacerdote, reis e outros, das mais variadas culturas, origens e ocupações, durante um período de 1.600 anos.

O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, foi escrito por volta do ano 1500 AC., o último livro, o Apocalipse, foi escrito cerca do ano 100 AD. A replicação da Bíblia foi feita à mão por copistas, dentre os quais destacam-se os massoretas, que eram extremamente rígidos. Cada palavra, frase e página era criteriosamente contada. Deus usou esses homens para preservar o texto bíblico ao longo dos séculos.

Por abraçarem essas verdades nelas contidas, blasfemos já se tornaram reverentes; ébrios se tornaram sóbrios; criminosos se tornaram confiáveis; ladrões se tornaram honestos; adúlteros se tornaram puros. O que torna a Bíblia um livro tão especial? De onde vem o seu poder? Que valor a tem para o homem atual? Isso e muito mais veremos nesses estudos que se seguirão.

Antes de entrarmos propriamente dito no estudo, veremos algumas curiosidades.

  • Pedra Moabita
  • Carta de Laquis
  • Rolos do Mar Morto
  • Cilindro de Ciro
  • Pedra de Roseta
arqueologia

Pedra Moabita

A Pedra Moabita descoberta em 1868, em Dibon-Jordão (antiga capital do Reino de Moabe), a 4 milhas a Norte do Rio Árnon., confirma os ataques dos Moabitas a Israel, conforme relatado em II Reis 1 e 3. Ela foi criada, por volta de 840 AC. Encontra-se no museu de Louvre, em París.
A Pedra Moabita confirma o nome de locais e de cidades moabitas mencionadas no texto bíblico: Atarote e Nebo (Números 32:34,38), Aroer, o Vale de Árnon, planalto de Medeba, Díbon (Josué 13:9), Bamote-Baal, Bet-Baal-Meon, Jaaz [em hebr. Yahats] e Quiriataim (Josué 13:17-19), Bezer (Josué 20:8), Horonaim (Isaías 15:5), e Bet-Diblataim e Queriote (Jeremias 48:22,24).

arqueologia

Cartas de Laquis

As cartas de Laquis: Descobertas em 1932 – 1938, a 38 km ao norte de Berseba e que descrevem o ataque de Nabucodonosor a Jerusalém em 586 AC.  Passou a ser controlada pelos egípcios provavelmente no tempo de Thutmose III mas revoltou-se durante o período Amarna, tal como mostram as Cartas de Amarna. Quando os israelitas invadiram o país, o rei de Laquis aderiu a uma coligação sob a liderança do rei de Jerusalém e todos combateram contra as forças de Josué. Na batalha que se seguiu, o rei de Laquis foi morto e a sua cidade capturada (Josué 10:3-35; Josué 12:11), não tendo sido destruída, nem ocupada nessa altura. Mais tarde, passou a pertencer a Judá e o rei Roboão fortaleceu as suas fortificações (2Crônicas 11:9). O rei Amazias procurou refúgio em Laquis, ao fugir dos seus conspiradores, mas foi morto nesta cidade (2Reis 14:19; 2Crônicas 25:27).

arqueologia

Rolos do Mar Morto

Os rolos do mar Morto: Descobertos em 1948. Datam de 150 – 170 AC. E contém todo ou parte dos livros de Velho Testamento, à exceção do livro de Ester. Eles confirmam a exatidão da Bíblia. São uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas de Qumran, no Mar Morto, no fim da década de 1940 e durante a década de 1950. Foram compilados por uma doutrina de judeus conhecida como Essênios, que viveram em Qumran do século II a.C., até aproximadamente 70.

arqueologia

Cilindro de Ciro

O cilindro de Ciro: Relata a destruição de Babilônia por Ciro e o seu subsequente livramento dos cativos Judeus. Ele data do século VI a.C. (539 a.C.), e foi descoberto nas ruínas de Babilônia na Mesopotâmia (atual Iraque) em 1879. É possessão do Museu Britânico (British Museum), que patrocinou a expedição responsável pela descoberta do cilindro. O artefato foi criado após a conquista persa da Babilônia em 539 a.C., quando o exército persa, sob Ciro, o Grande, invadiu e conquistou o império caldeu, trazendo-o sob o controle do Império Persa.

arqueologia

Pedra de Roseta

A pedra de Roseta: Descoberta em 1799, no Egito, por cientistas de Napoleão. Foi escrita em 3 línguas: hieroglífica, demótica e grega. Esta pedra veio desvendar o mistério da decifração dos caracteres hieroglíficos. A compreensão dos hieróglifos ajuda a confirmar a autenticidade da Bíblia. Frequentemente descrita como “a pedra mais famosa do mundo”, sua inscrição guarda um decreto de um conselho de sacerdotes estabelecendo o culto ao faraó Ptolemeu V, no primeiro aniversário de sua coroação.

A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico(AT), e grego koiné(NT). O Antigo Testamento foi primeiro escrito em hebraico, sobre rolos de pergaminho, linho ou papiro. Mas tarde foram traduzidas para o grego, sendo a versão mais antiga conhecida pelo nome de Septuaginta, ou “Versão dos Setenta”, feita em Alexandria, para a biblioteca de Alexandria.

O Novo Testamento foi escrito em grego. Em tempos posteriores, foram feitas traduções latinas, por diferentes pessoas, tanto da Septuaginta como do Novo Testamento grego, e a mais cuidadosamente preparada Vulgata Latina de Jerônimo – as Escrituras completas – foi feita nos anos 383 a 405 de nossa era.

O Velho Testamento e o Novo Testamento são organizados da seguinte forma:

  • Velho Testamento
  • Novo Testamento
1- Pentateuco ou torá – são os livros da lei – É composto pelos cinco primeiros livros da bíblia e estão dispostos em ordem cronológica.1.1. Gêneses
1.2. Êxodo
1.3. Levítico
1.4. Números
1.5. Deuteronômio
2- Livros Históricos – Este grupo de livros é composto por 12 livros que relatam toda a histórica de Israel, desde a entrada até a conquista da terra prometida Canaã. Também estão em ordem cronológica.2.1. Josué
2.2. Juízes
2.3. Rute
2.4. I e II Samuel
2.5. I e II Reis
2.6. I e II Crônicas
2.7. Esdras
2.8. Neemias
2.9. Ester
3- Livros Poéticos – É composto por 5 livros, sendo estes escritos em forma de cânticos ou literatura poética. Estes não estão organizados cronologicamente e sim pela sua relevância.3.1.
3.2. Salmos
3.3. Provérbios
3.4. Eclesiastes
3.5. Cantares
4- Profetas Maiores – São 5 livros que relatam a história dos profetas que mais profetizaram na histórica de Israel. Estão expostos em ordem de relevância e não em cronológica.4.1. Isaías
4.2. Jeremias
4.3. Lamentações
4.4. Ezequiel
4.5. Daniel
5- Profetas Menores – Este é o último grupo de livros do antigo testamento e está dividido em 12 livros que contam a história e ministérios de 12 grandes profetas de Israel.5.1. Oséias
5.2. Joel
5.3. Amós
5.4. Obadias
5.5. Jonas
5.6. Miquéias
5.7. Naum
5.8. Habacuque
5.9. Sofonias
5.10. Ageu
5.11. Zacarias
5.12. Malaquias
1- Evangelhos – É composto por 4 livros que narram a passagem de Jesus na terra, desde o seu nascimento, obra, ministério, redenção até a sua acessão aos céus.1.1. Mateus
1.2. Marcos
1.3. Lucas
1.4. João
2- Histórico – É composto por apenas um livro que conta a história dos apóstolos e instituição da primeira igreja cristã na terra, a igreja primitiva.2.1. Atos dos Apóstolos
3- Epístolas ou Cartas – São Cartas escritas pelos apóstolos e direcionadas às igrejas de várias cidades, nações e continentes da terra. São um total de 21 cartas, sendo 13 escritas pelo apóstolo Paulo e 8 escritas por autores diversos. Estes livros estão organizados em ordem cronológica, sendo que as primeiras são as 13 do apóstolo Paulo.3.1. Romanos
3.2. I e II Coríntios
3.3. Gálatas
3.4. Efésios
3.5. Colossenses
3.6. I e II Tessalonicenses
3.7. I e II Timóteo
3.8. Tito
3.9. Filemon
Na sequência vem as outras 8 que são de autores diversos:3.10. Hebreus
3.11. Tiago
3.12. I e II Pedro
3.13. I, II e III João
3.14. Judas
4- Revelações ou Apocalipse – Este grupo é composto por apenas um livro que traz toda a revelação dos últimos acontecimentos da igreja aqui na terra.4.1. Apocalipse

Na figura baixo, mostra como identificar o que é Nome do Livro, Título do capítulo, Capítulo e o Versículo

Se pesquisar na internet sobre a Bíblia e/ou sobre a arqueologia, vai achar muita informação. Caso tenha curiosidade, como complemento, segue abaixo, alguns links.

1- Evidências
2- Cafarnaum – A cidade de Jesus
3- Egito – O faraó do Êxodo
4- Egito – Tumbas Egípcias
5- Egito – A história das Pirâmides
6- Museu de Israel-I

Se deseja fazer alguma pergunta, clique aqui.

Se gostou, compartilhe isto:
Rolar para cima